TRE-RR forma maioria para manter 4ª cassação do governador de Roraima – Folha de Boa Vista

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) formou maioria, nesta quinta-feira (30), para rejeitar recursos e manter a decisão que cassou o governador Antonio Denarium (Progressistas) e o vice-governador Edilson Damião (Republicanos) em ação por abusos de poder político e econômico nas eleições de 2022. A ordem ainda prevê novas eleições para o Governo do Estado.

Até o momento, quatro juízes anteciparam que defendem manter a decisão: Renato Albuquerque (relator), Tânia Vasconcelos, Joana Sarmento e Elaine Bianchi (presidente). Ainda restam votar: Fernando Pinheiro, que pediu vistas, Victor Queiroz e Marcus Gil Barbosa.

Inicialmente, o TRE-RR impôs a quarta cassação a Denarium (sendo que uma delas foi anulada) e a segunda a Damião. Essa decisão colegiada terá efeito imediato após o julgamento de todos os recursos cabíveis, o que significa que, enquanto isso, eles podem permanecer no cargo.

A chapa Denarium e Damião, eleita com 163.167 votos em 2022, é acusada, em Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) apresentada pela Coligação Roraima Muito Melhor, da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), rival dos governantes, de nove crimes – sendo que os quatro primeiros já levaram à cassação de Denarium e Damião no TRE-RR e que agora estão sob análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

Folha de Boa Vista

Jornalista Caíque Silva | Contato: 95-99121-2251 | E-mail: portalmacuxirr@gmail.com

Isso vai fechar em 5 segundos