A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) ganhou novas e modernas instalações após reforma completa no prédio. O centro foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira, 4, pela prefeita Teresa Surita e o ex-senador Romero Jucá.
“Estamos entregando hoje mais uma unidade toda recuperada para cuidar dos animais, realizar a vacinação antirrábica, que ocorre durante todo o ano, e o controle de doenças como dengue, zika e chikungunia. Entregamos ainda três veículos que vão fortalecer as nossas ações de vigilância e controle de zoonoses no município”, disse a prefeita Teresa Surita.
As obras contemplaram os três blocos onde funcionam os serviços administrativos, de endemias e o canil. A reforma foi realizada por meio de recursos próprios da prefeitura e emendas parlamentares do ex-senador Romero Jucá, do deputado federal Hiran Gonçalves e da ex-deputada federal Maria Helena Veronese. Toda a estrutura recebeu nova pintura, cobertura, rede elétrica, estacionamento e climatização em todos os ambientes.
O canil foi refeito e as grades e cerâmicas que o revestem foram todas trocadas por cerâmica mais higiênica e que facilita a limpeza do local e contribui para a qualidade de vida dos animais que estão na unidade.
O secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão, destacou que a nova unidade está readequada e compatível com os serviços oferecidos. “Mais uma obra muito importante da prefeitura entregue totalmente reformulada em toda sua estrutura física e com profissionais qualificados para oferecer um serviço de qualidade na área de vigilância e controle de zoonoses”, destacou.
Novos veículos – Foram entregues ainda três novos veículos pequenos de passeio, adquiridos por meio de emenda parlamentar do ex-senador Romero Jucá. Os veículos serão utilizados para desenvolver as ações da unidade, entre elas: acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos e de relevância para a saúde pública, vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores (dengue, zika, chikungunia, malária, doença de chagas, febre amarela, leishmaniose e febre maculosa).
Ações de saúde – A UVCZ realiza ações e serviços de saúde com a finalidade de prevenir, controlar e combater zoonoses de relevância para a saúde pública. As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre os animais e o homem como raiva, leishmaniose, leptospirose e outras.
Também é de responsabilidade da unidade a vacinação antirrábica canina e felina que ocorre durante todo o ano, cadastramento no programa de castração União pelos Animais, adoção e vigilância e controle de doenças, como: dengue, zika, chikungunia e outras.
“Agradecemos hoje pelo novo prédio, com um espaço no canil mais arejado, proporcionando uma qualidade de vida bem melhor para os animais que são recolhidos com alguma doença, além de toda a parte administrativa e de monitoramento da dengue e malária, depósitos novos para os equipamentos e mais três novos veículos que vão nos auxiliar no monitoramento das zoonoses”, destacou o diretor da UVCZ, Greiner Costa da Silva.
Atendimentos – No período de janeiro a agosto deste ano foram realizadas as seguintes ações: 331 animais castrados, 151 mil imóveis visitados pelos agentes de endemias, 23 mil exames de malária, 727 vacinações de cães e gatos, 284 atendimentos ao 156 sobre casos de zoonoses.
A UVCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Centenário, 469, bairro Centenário.