Todos os dias com notícias de Roraima

Secretário da Saúde Indígena se surpreende com estrutura de atendimento do Hospital da Criança de Boa Vista

Acompanhado do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, o secretário especial da Saúde Indígena do Ministério da Saúde (MS), Weibe Tapeba, visitou o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) na manhã desta sexta-feira, 10, e se surpreendeu com a estrutura da única unidade especializada em atendimento infantil do Estado de Roraima. Após percorrer a unidade, conversar com pacientes e profissionais, ele se comprometeu a dar mais atenção à unidade de saúde.

O hospital, que é referência em atendimento às crianças de todo estado e até de outros países, têm intensificado o atendimento aos indígenas e desempenhado papel fundamental durante a crise sanitária do povo Yanomami. O HCSA possui enfermaria para receber tanto indígenas da etnia Yanomami, como das demais etnias, respeitando a cultura e tradição, inclusive com leitos-rede para crianças e acompanhantes.

“É importante que ele conheça o trabalho que a gente faz aqui em Boa Vista, porque o nosso hospital é o único especializado em saúde infantil num raio de 800 quilômetros. Então, todo Estado é atendido pelo nosso hospital, inclusive os indígenas, sendo eles do município de Boa Vista ou qualquer outra região do Estado de Roraima. A demanda é grande aqui no nosso hospital”, comentou o prefeito Arthur Henrique.

Em um momento de conversa com o prefeito e a secretária de Saúde, Regiane Matos, o representante do Governo Federal parabenizou os gestores pela estrutura que encontrou e pelo cuidado dispensado aos pacientes e funcionários. “Realmente vocês estão de parabéns por toda essa estrutura”, disse.

O prefeito Arthur também destacou que o secretário ficou surpreso e enfatizou que a gestão trabalha para manter a unidade de saúde com patrão de excelência. “A estrutura do nosso hospital de fato ela é superior ao que a gente encontra de padrão nos hospitais do Brasil”, disse.

Além disso, Weibe Tapeba se comprometeu a dar suporte diante da crise dos Yanomami e conseguir mais recursos para a Saúde Indígena. “O secretário se comprometeu de fato a dar uma atenção devida que a gente merece. Conseguir mais recursos para a saúde indígena já é um primeiro passo e com certeza vai ser construído um plano de ação para que o Governo Federal possa auxiliar ainda mais a Prefeitura nesse atendimento porque o problema hoje não é só a saúde indígena”, disse.

Inclusivo – O HCSA também possui um intérprete para facilitar a comunicação entre os profissionais, pacientes e acompanhantes. Em respeito à cultura dos indígenas, a alimentação é diferenciada: conforme a preferência de cada etnia, a equipe nutricional adequa o cardápio do paciente, com alimentos como macaxeira, peixe com farinha e frutas regionais.

Jornalista Caíque Silva | Contato: 95-99121-2251 | E-mail: portalmacuxirr@gmail.com

Isso vai fechar em 5 segundos