A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) dá início nesta terça-feira, 12 ao período de liberação de insumos do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), referente ao segundo semestre de 2023. Com capacidade para atender até 250 hectares de terra, cerca de 130 famílias que vivem da agricultura familiar devem receber os incentivos.
Para isso, o produtor filiado a uma cooperativa de agricultura familiar se dirige à sede da SMAAI para assinatura de contrato que permite a retirada dos insumos em até 15 dias. Eles se inscreveram previamente, conforme edital do PMDA e já tiveram suas documentações e propriedades vistoriadas por uma equipe técnica da secretaria, responsável por avaliar se o interessado atende aos critérios de participação.
A retirada acontece no Campo de Difusão Tecnológica (CDT) da prefeitura, localizado na região do Bom Intento. Dentre os insumos a serem distribuídos aos produtores, estão: calcário, superfosfato simples, NPK, ureia, cloreto de potássio, sementes de milho, feijão, melancia e melão.
Além disso, o PMDA contempla também a instalação de kits de irrigação fotovoltaicos, permitindo o cultivo de todas as culturas. “Somente na gestão do prefeito Arthur Henrique já investimos mais de R$ 17 milhões, atendendo cerca de 750 famílias em mais de 1.300 hectares plantados com insumos, máquinas e implementos como calcário, fertilizantes e sementes”, explicou o secretário da SMAAI, Guilherme Adjuto.
No primeiro semestre deste ano já foram instalados 35 kits de irrigação fotovoltaicos e, em breve, outros 90 serão implantados tanto na zona rural como em comunidades indígenas. O sistema representa economia e eficácia, tornando a produção mais rentável e sustentável ao produtor.
BALANÇO PMDA – Desde a sua criação em 2018, o PMDA já atendeu mais de 1.100 famílias e foram investidos mais de R$ 27 milhões de reais em insumos, máquinas e implementos no município, viabilizando 2.934 hectares de lavouras diversas, somente na área rural.