Nesta segunda-feira, 10, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (Samu-BV), recebeu novos equipamentos de emergência. A entrega ocorreu no auditório do Palácio 9 de Julho, e tem como objetivo sempre melhorar o trabalho dos socorristas no dia a dia da capital.
A cada 18 meses os equipamentos como botas, pranchas de mobilização do corpo e cabeça, joelheiras, camiseta, mochila e oxímetro de pulsos são trocados. DE acordo com o Diretor do Samu, Luciano Coutinho, o cuidado que a prefeitura tem com o serviço tem como alvo final o bom atendimento à população.
“O reflexo que temos com esses equipamentos é de melhorias para o atendimento à população. O Samu atendeu no primeiro semestre deste ano mais de 6.000 ocorrências. É o único serviço pré-hospitalar que atende todo o município e o compromisso é sempre levar qualidade no atendimento. Por isso, anualmente temos a troca de equipamentos de emergência”, disse.
Atualmente, a equipe médica do Samu é formada por 65 socorristas. Em julho, houve a troca de uniforme, para ajudar no atendimento e identificação da equipe. Há oito meses, o médico socorrista Alexandre Feitosa, faz parte da equipe e, segundo ele, trabalhar no Samu é gratificante.
“Não sabemos a ocorrência, no local que vamos saber do que se trata. Isso, me faz crescer como médico, passando por várias emergências. De fazer um parto na residência, cuidar de um traumatismo craniano e até mesmo de uma queda de criança, jovens e idosos. Samu, é cuidar da população como um todo”.
Entre as entregas dos equipamentos, uma nova viatura vai fazer parte da rotina dos socorristas, o Veículo de Intervenção Rápida (VIR), que será somado às outras três ambulâncias de primeiros socorros. A grande diferença é que a nova viatura apenas leva a equipe médica para atendimento rápido, não conduzindo a vítima.
“Há dois anos trabalho como condutor de emergência. Me orgulho muito em ajudar a equipe médica a salvar vidas. E agora, com o novo Veículo de Intervenção Rápida, vamos conseguir levar o médico e enfermeiros de forma mais ágil para atender na residência com todos os equipamentos”, disse, Walyson Noia, condutor do Samu.