Todos os dias com notícias de Roraima

Idosos do Cabelos de Prata participam de roda de conversas sobre saúde masculina

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Cauamé, em parceria com a UBS Mariano de Andrade, promoveu nas manhãs desta segunda e terça-feira, 7 e 8, uma roda de conversas sobre o cuidado da saúde masculina. O evento faz parte das ações da campanha Novembro Azul e reuniu mais de 50 idosos do programa Cabelos de Prata.

Os integrantes foram orientados a respeito da importância do diagnóstico precoce ao câncer de próstata. Em um ambiente descontraído, com dinâmica e palestras a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) falou sobre a importância dos exames rotineiros para detectar ou descartar o câncer o quanto antes.

“Estas palestras acontecem todos os anos, onde a gente reúne os idosos para falar de saúde. Aqui nós buscamos desmistificar todos aqueles problemas gerados pelo preconceito. Falamos sobre a importância do exame de toque, que salva vidas, pois quanto antes descobrir a doença melhor”, destacou Socorro Ribeiro, gerente do CRAS Cauamé.

O senhor Manoel Ferreira da Silva, 74 anos, e integrante do programa Cabelos de Prata, disse que as orientações o ajudaram muito decidir fazer os exames preventivos todos os anos.

“É bom que os homens fiquem conscientizados do que precisa ser feito. Tem gente que morre e tem vergonha de ir fazer o exame. Depois que aprendi a importância de fazer o exame para evitar a doença, perdi aquele preconceito. Então, uma reunião como esta é muito importante para que todos os homens procurem se cuidar”, observou Manoel Ferreira.

Câncer de próstata – Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames, a partir dos 45 anos. O diagnóstico precoce é a arma mais importante. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são mais altas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de casos registrados de câncer de próstata entre 2020 e 2022 é de 65.840, sendo responsável pela morte de 30% da população masculina.

Jornalista Caíque Silva | Contato: 95-99121-2251 | E-mail: portalmacuxirr@gmail.com

Isso vai fechar em 5 segundos