A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, inaugurou nesta quinta-feira, 26, a sétima e maior usina de energia solar de Boa Vista, localizada na BR-174, KM 516, área rural do município. São 15 mil placas solares com potência de 5 megawatts que vão abastecer 75% das unidades consumidoras dos órgãos públicos municipais.
Para se ter uma ideia, das 600 unidades consumidoras de toda a prefeitura, 455 receberão a compensação através da usina recém-inaugurada e das demais usinas da cidade. Sua capacidade de geração é de quase 7 milhões kWh por ano, representando uma economia para os cofres públicos além da utilização de uma energia limpa e sustentável.
“Entregar uma obra como essa significa um avanço, de fato, como nossa cidade precisa. Essa usina completa uma geração de 6,7 megawatts para Boa Vista, e nos torna a cidade que mais gera energia limpa e renovável de todo o país. Esse trabalho vai além da geração de energia, é um conceito muito importante, porque a falta de energia é o que mais atrasa o nosso desenvolvimento”, declarou a prefeita Teresa Surita.
Uma usina com esta, gerando energia limpa e renovável, evita o lançamento de 7,5 milhões de kg de gás carbônico (CO2) na atmosfera e representa uma economia média de R$ 5 milhões por ano aos cofres públicos, pelos próximos 25 anos, período de garantia dos equipamentos.
“A partir do instante que se trabalha com modelos como este, você mostra que tem outras saídas, tem um sol que gera energia de excelente qualidade, que se paga o investimento em cinco anos e que tem outros recursos naturais onde você pode melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completou a prefeita Teresa.