A prefeita Teresa Surita entregou na manhã desta segunda-feira, 28, mais um bloco de internação do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) reformado, o bloco G, que atende pacientes indígenas. Participaram da entrega, além da prefeita, o vice, Arthur Henrique, vereadores e outras autoridades.
O bloco é adaptado de acordo com costumes e tradições indígenas, com leitos em formato de redário (redes) e banheiros adaptados com bacia turca, um tipo de vaso sanitário assentado rente ao chão.
A prefeita Teresa Surita enfatizou o trabalho de revitalização da unidade hospitalar realizado até o momento e ressaltou que o hospital está em condições de atender toda a demanda da capital, do interior e também as áreas indígenas.
“Nós reformamos e revitalizamos oito blocos do hospital até agora, se formos verificar, foi reformado um bloco por ano, faltando apenas um que deve ficar pronto nos próximos meses. O bloco que estamos entregando é para atender as crianças indígenas, de acordo com sua cultura, com redes, para que eles possam ser tratadas sem sentir diferença na adaptação. É mais um passo na qualidade do atendimento”, disse.
Também passou por reforma o Lactário, unidade do Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar destinada ao preparo, higienização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis.
O bloco recebeu climatização mais moderna, melhorias na estrutura, novo piso, cobertura e pintura. O projeto de reforma do bloco G faz parte do convênio de reforma geral dos blocos A, B, C, D, E, F, G e H.
Os recursos das obras de reforma e revitalização do hospital são do ex-senador Romero Jucá e da ex-deputada federal Maria Helena Veronese.
O secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão, destacou as melhorias e a reforma do bloco. “Agradecemos a parceria da nossa prefeita e do ex-senador Romero Jucá pela viabilização de todo o projeto de reforma e revitalização. Já são oito blocos reformados. Hoje, está em obras o bloco E, onde funcionam o centro cirúrgico e outros setores administrativos, que deve ser entregue em breve”, ressaltou.
Reformas e ampliações melhoram a oferta de atendimento no hospital
Desde que foi implantado, o HCSA não havia recebido nenhuma reforma até a prefeita Teresa Surita assumir a gestão e conseguir articular os recursos para iniciar um grande projeto de revitalização.
O serviço ambulatorial atende hoje, em média, 700 crianças mensalmente em diversas especialidades de média e alta complexidade. A maior demanda é para as especialidades de pediatria, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria e neurologia.
Hoje, a unidade hospitalar conta com 138 leitos no total, incluindo 10 de UTI. Já são oito blocos totalmente reformados e modernizados: A, B, C, D, E, F, G e H. E ainda estão passando por obras o bloco E, onde funciona o centro cirúrgico e CME.
“Feliz por ver o oitavo bloco concluído. Esse é um bloco especial e adaptado para atender todas as áreas indígenas, de acordo com suas particularidades. É um bloco que foi adaptado desde 2008, com a parte da comida, redes e outras adaptações. Agradecemos a prefeita Teresa por todas essas melhorias e prioridade com o hospital”, disse a diretora-geral do hospital, Mareny Damasceno.