Disposta a fazer a magia do Natal acontecer, a Defensoria Pública de Roraima une-se à tradicional Campanha do Papai Noel dos Correios para realizar os sonhos de crianças em situação de vulnerabilidade neste Natal. Este ano, a instituição busca contribuir para que, novamente, todas as cartinhas escritas pelos pequenos sejam adotadas.
A campanha, que já existe há 35 anos, conta com o apoio da Defensoria Pública há 14 anos. Representando a Defensoria, a chefe do Cerimonial, Vivian Silvano, e toda a equipe do setor participaram da solenidade de abertura da campanha, assim como o deputado federal Defensor Stélio Dener.
“É uma honra participar dessa campanha, que vai muito além de presentear as crianças. É uma iniciativa que realmente beneficia e traz alegria e esperança às famílias brasileiras”, comenta Vivian.
“É nosso dever, enquanto Defensoria, estar sempre ao lado da sociedade, especialmente das crianças que mais precisam. Participar de campanhas como a do Papai Noel dos Correios nos permite garantir um Natal mais justo e solidário, além de reforçar a nossa missão de proteger os direitos e a dignidade de todos”, afirma Matos.
No ano passado, a Defensoria Pública de Roraima superou suas expectativas: adotou inicialmente 400 cartinhas, alcançou a meta e, ao perceber a necessidade de mais ajuda, pegou mais. Ao final, foram entregues 535 presentes, espalhando sorrisos e alegria a muitas crianças.
O defensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, ressalta a importância da participação da Defensoria em eventos como esse, que proporcionam um Natal mais feliz para as crianças em situação de vulnerabilidade.
Além da participação ativa da Defensoria, que inclui a mobilização de defensoras, defensores, servidores(as) e apoio logístico para a adoção de cartinhas, a campanha também conta com a colaboração de tribunais, prefeituras, empresas e da sociedade em geral. O superintendente estadual dos Correios, Marcelo Augusto Pinto, enfatiza que a meta para 2024 é alcançar, novamente, a adoção de 100% das cartinhas recebidas.
“A expectativa é que esta seja uma campanha vitoriosa. Temos até o dia 10 de dezembro para atender aos pedidos das crianças, e esperamos que, pelo menos, 1.500 cartas sejam adotadas este ano”, explica o superintendente.
Entre as cartinhas, está a do pequeno Luiz Eduardo, de cinco anos, que pediu ao Papai Noel um urso, uma bola de basquete, um carrinho de polícia e um caminhão. Quando questionado sobre o que uma criança precisa fazer para ganhar um presente, Luiz respondeu prontamente: “Se comportar, porque se não, não vai ganhar presente”.
Papai Noel dos Correios: A população interessada em participar pode adotar uma cartinha na Casinha do Papai Noel, localizada na agência dos Correios do Centro de Boa Vista, ou por meio do Blog Noel (blognoel.correios.com.br), onde as cartas estão digitalizadas e disponíveis para adoção.