Se destacando na paisagem urbana, lá estão elas, por todos os cantos da cidade. Árvores de diferentes espécies embelezam ruas, escolas, praças, pontos turísticos e diversos espaços públicos. Não dá para negar que a quantidade de áreas verdes na capital é expressiva. Nos últimos dois anos, mais de 2 mil novas árvores foram plantadas em Boa Vista, transformando o cenário da cidade.
Além de cuidar das que já existem, a Prefeitura de Boa Vista também investe no plantio de novas mudas. Um dos lugares contemplados recentemente foi a Avenida da Guianas, entre os bairros Treze de Setembro e São Vicente, onde foram plantadas 120 mudas de ipês roxo e rosa. A previsão é que em até cinco anos os galhos comecem a florescer, proporcionando um colorido novo ao canteiro central.
Este ano também foram plantadas árvores na avenida dos Bandeirantes, no bairro Buritis, Comercial Waikiri, no centro, Praça do Chefão, no Paraviana e na entrada da vicinal Água Boa. Um trabalho que é feito com planejamento para evitar incidentes já que algumas espécies não são indicadas para a área urbana, como relata Thiago Amorim, titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pelo serviço.
“Procuramos atender as questões técnicas na parte urbanística da cidade. Escolhemos árvores que não vão afetar a fiação dos postes, não vão se aprofundar com suas raízes e romper os canteiros e o asfalto. Fizemos um estudo para definir que tipo de árvore cabe em cada área pra não causar problema para população e nem para o setor elétrico ou qualquer outra parte urbanizada da cidade” salientou.
Além de preservar espécies frutíferas típicas da região, na arborização urbana, são utilizados outros gêneros nativos pela facilidade de adaptação à cidade. Ipês nos tons amarelo, roxo, rosa, Oiti, Pau Pretinho, Flamboyant podem ser apreciados em vários lugares.
BENEFÍCIOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA
Não é à toa que as árvores são reconhecidas como indicadores para medir o bem-estar da população. Os benefícios de ter uma cidade arborizada são inúmeros. Elas produzem sombra em percursos nas vias, absorvem a radiação solar e amenizam o calor, filtram as partículas que poluem o ar e atuam como isolante acústico reduzindo os ruídos típicos da cidade, além de servir de abrigo e alimento para animais.
Para garantir que o Meio Ambiente e a população sejam contemplados com esses benefícios, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está elaborando um projeto para promover a ampliação de áreas verdes na capital. Este plano será baseado no desenvolvimento urbano, na legislação em vigor e no plano diretor traçado para Boa Vista.
“O plano faz parte de um dos eixos temáticos da câmara técnica de educação ambiental. Uma empresa de consultoria será contratada e também vamos fazer um chamamento público para que especialistas nessa área possam colaborar com o processo. Sabemos o quanto as árvores trazem conforto na mobilidade urbana, além de contribuir na redução dos impactos das ações climáticas”, disse o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Santos.
ESPÉCIES PARA DOAÇÃO NO HORTO MUNICIPAL
Mais de 20 espécies ornamentais, frutíferas e arbustivas como estas vistas nos espaços públicos da cidade são cultivadas no Horto Municipal e estão disponíveis para doação. Esse trabalho é realizado há mais de quatro décadas e somente nos últimos dois anos, mais de 60 mil mudas foram disponibilizadas para instituições públicas e para a população.
Quem tiver interesse em receber as mudas pode ir até o viveiro do Horto, localizado no Parque Anauá. O local está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30. Mas o horário para aquisição das espécies é de 8h às 13h30. Podem ser escolhidas até cinco mudas de plantas entre as disponíveis.