Após as fortes chuvas que caíram na madrugada dessa sexta-feira, 7, em Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique (MDB) visitou os principais locais onde foram registrados acúmulo de água por períodos prolongados, causando alagamentos dentro de residências.
No bairro Equatorial, por exemplo, as equipes da prefeitura atuaram na desobstrução de diversas bocas de lobo que estavam entupidas com galhadas, garrafas, plástico, lixo e outros materiais descartados incorretamente pelos moradores.
Em sua rede social, o prefeito alertou os moradores quanto a responsabilidade pelas galhadas. ” A galhada não é responsabilidade da prefeitura recolher. A galhada precisa ser destinada por quem está podando a sua árvore. Precisa contratar um contêiner da iniciativa privada ou ligar no 156 e contratar da prefeitura, fazer a poda e colocar a galhada direto dentro do contêiner”, explicou.
Choveu quase 200 mm em poucas horas em Boa Vista
Boa Vista registrou nas primeiras 12 horas de chuva desta sexta-feira, 7, um volume de 196 mm, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTIO), o que colocou a capital em alerta vermelho de precipitação. A quantidade é três vezes maior que a média esperada para o mês de março inteiro, que é de 66mm. O volume acumulado até o momento é de 216 mm.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também havia emitido alerta de chuvas intensas para Roraima de até 100mm/dia e risco de ventos de até 100km/hora. O grande volume de água em um curto espaço de tempo sobrecarregou o sistema de drenagem, diminuindo a velocidade do escoamento. Com isso, pontos da cidade registraram alagamentos durante a chuva.
“O que a gente está vendo é uma quantidade de chuva muito acima do normal para esse período. Isso pressiona o sistema de drenagem, fazendo com que a água acumule em determinados pontos. Nós estamos monitorando toda a situação e com equipes de várias secretarias no Centro de Controle e nas ruas atuando para minimizar os danos e garantir a segurança da população”, disse o prefeito Arthur Henrique.
A Central 156 recebeu 18 ocorrências relacionadas à limpeza de bocas de lobo e serviços da Patrulha da Chuva. Todas as demandas foram encaminhadas imediatamente às equipes da prefeitura, que já estão nas ruas auxiliando moradores e fazendo intervenções emergenciais.
Vale ressaltar que a Defesa Civil não foi acionada por moradores, não tendo registrado, até o momento, casos de pessoas machucadas, desalojadas ou queda de árvores. Mas as equipes permanecem em alerta para atender às demandas que surgirem. Em caso de ocorrência, a população pode acionar apoio por meio da Central 156.
A prefeitura alerta para as pessoas não saírem de casa durante as fortes chuvas e evitarem transitar com veículos em áreas de risco e, se estiver na rua, procurar abrigo em locais seguros, evitando permanecer debaixo de árvores.
É importante ressaltar também que a Prefeitura de Boa Vista investe na ampliação da rede de drenagem, com obras que visam tornar o escoamento das águas pluviais mais eficiente. A atual gestão já construiu 47 km de drenagem e eliminou 33 pontos de alagamento.
Outra frente de trabalho é a limpeza da cidade. Os serviços preventivos foram intensificados desde novembro do ano passado, com a desobstrução de cerca de 4.300 bocas de lobo. Lixo doméstico e resíduos de construção civil estão entre os materiais mais retirados desses locais. As bocas de lobo recebem a água da chuva e a direcionam para a rede de escoamento.