Na sexta-feria, 9, foi comemorado o Dia da Criança Especial, uma data que marca a conquista das famílias pelo respeito às crianças com alguma deficiência ou condição neurológica. Nas escolas de Boa Vista, elas recebem cuidado e atenção nas Salas de Recurso Multifuncional. O que vem acelerando a aprendizagem destes alunos e proporcionando o acesso à tecnologia didática é o inovador programa Tix Letramento, adquirido pela Prefeitura no início deste ano.
Esta ferramenta pedagógica está presente em 62 escolas e no Centro Municipal Integrado de Educação Especial. O equipamento tem somado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde cerca de mil alunos, com algum comprometimento motor, seja leve, moderado ou severo, estão sendo beneficiados.
Na Escola Municipal Palmira de Castro Machado, por exemplo, quem usa o equipamento na Sala de Recursos Multifuncional da escola é a professora Ana Carolina Félix, uma das profissionais especializadas em educação especial do município. Para ela, a nova ferramenta tem ajudado bastante na evolução e no desenvolvimento dos seus alunos.
“Foi ótima a chegada do Tix na nossa sala, pois a educação especial tem um plano diferenciado para cada aluno e procuramos desenvolver o que eles tem mais dificuldades. Se eu tenho um aluno que não fala, trabalhamos o Tix com a comunicação alternativa. Se tenho um aluno verbal que fala, mas tem dificuldade na alfabetização, a ferramenta nos auxilia através das pranchas pedagógicas e que trabalham esses conteúdos”, disse a professora.
Hoje, na escola Palmira de Castro, 22 alunos com deficiência são atendidos, entre eles os alunos Isabella Queiroz, do 3o Ano, e Miguel Vinícius Vasconcelos, do 4o , ambos são alunos da professora Ana Carolina. A educadora conta que eles estão desenvolvendo super bem com esta nova ferramenta tecnológica e agradece os investimentos que a Prefeitura tem feito a estes alunos.
“Passamos por formação e capacitação praticamente o ano todo. Recebemos o Tix, fizemos o curso incluir que é voltado para o autismo e foi promovido pela Prefeitura e a atual gestão está de parabéns pelos investimentos que tem feito para a área da educação especial em Boa Vista”, disse a professora.
A coordenadora pedagógica, Josielma Medeiros, destaca que o Tix possui recursos que auxiliam no processo de alfabetização e aprendizados dos alunos. “É um instrumento de grande importância para a escola e com ele trabalhamos com cada aluno, de acordo com sua especificidade e já observamos o quanto melhorou a comunicação, autonomia e a tecnologia facilita e muito nesse processo de aprendizado”, afirmou.
TIX LETRAMENTO – Desde 2015, o programa vem sendo aplicado no Brasil e também fora do país. O equipamento tem acionadores, em que a criança pode utilizar o teclado, ou dependendo da necessidade, também pode usar o acionador por pressão de ar, por meio de uma bexiga, o botão Tix, além do acionador por piscadela, que é encaixado nos óculos da criança, em que ela pode escrever, piscando com os olhos.
O programa chegou esse ano nas escolas da rede municipal de Boa Vista para somar na área de tecnologia, auxiliando os alunos com deficiência. A proposta é trabalhar na autonomia da criança, no desenvolvimento e na criatividade. Além, da questão do letramento e também da matemática.
A ferramenta propicia a esses alunos no primeiro momento acessibilidade a uso de computadores, tablets e telefones celulares. E em segundo lugar, conhecem as plataformas educacionais, que vão trabalhar habilidades e competências para essas pessoas com deficiência.