Parece piada, mas, em meio a maior crise humanitária dentro da terra indígena Yanomami, com centenas de mortes por desnutrição, o governador de Roraima, Antônio Denarium, apoiador e criador de leis pró-garimpo, propôs mudar o nome da Secretaria do Índio para Secretaria de Estado dos Povos Indígenas.
De acordo com Denarium, esse ato “reconhece a importância dos povos indígenas”. Mas na verdade, essa é mais uma ação desesperada de marketing do governo, numa tentativa de diminuir a culpa pela omissão e corrupção dentro dos órgãos responsáveis pelo cuidado com os indígenas em Roraima.
Com operações policiais quase que diariamente, Roraima tem sido notícia no Brasil e no mundo por conta do genocídio com os povos indígenas. Nesta semana, a Policia Federal acordou, inclusive, familiares do próprio governador que são suspeitos de participar de esquemas envolvendo garimpo ilegal.
É fato que os garimpeiros não são, exclusivamente, os culpados pelo abandono dos povos indígenas. Têm participação, sim, mas a culpa mesmo é da corrupção desenfreada, dos desvios de recursos, da omissão do poder público, das más indicações políticas, da falta de vontade e má-fé de quem administra a coisa pública.
Veja a publicação de Denarium:
Assinei na manhã desta terça-feira o Projeto de Lei que altera o nome da Secretaria do Índio para Secretaria de Estado dos Povos Indígenas – SEPI, uma mudança justa e que mais uma vez reconhece a importância dos povos indígenas nas políticas públicas adotadas pelo nosso governo.
Vamos continuar a trabalhar alinhados com os interesses das comunidades indígenas, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida da nossa população, sejam indígenas ou não.
É Roraima dando certo, com Denarium trabalhando e Deus abençoando.🙏🏻