Boa Vista tem sido referência para todo o Brasil, principalmente em relação a iniciativas tecnológicas e sociais, desenvolvidas na capital. Tendo em vista os diversos cases de sucesso do município, representantes da Prefeitura de Palmas (TO) estão na cidade para conhecer de perto projetos que contribuem, de fato, para o bem-estar e qualidade de vida da população.
As visitantes, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e presidente interina do Instituto 20 de Maio, Adriana Aguiar e a presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Palmas, Yrene Nakamura, foram recepcionadas pelo prefeito de Boa Vista Arthur Henrique e os demais secretários que compõem o Comitê Gestor da Primeira Infância.
O foco principal da visita foi conhecer o funcionamento da ferramenta ‘Cidade Social’, plataforma de registro de dados dos programas sociais do município. “A plataforma Cidade Social permite uma visão integrada das famílias cadastradas, contribuindo de forma efetiva para tomada de decisões, elaboração de estratégias com base em dados consolidados, além de possibilitar o acompanhamento da evolução das intervenções sociais na vida dos beneficiários”, explicou Arthur Henrique.
PONTOS VISITADOS – Na oportunidade, as representantes conheceram um dos maiores programas de Desenvolvimento da Primeira Infância do Brasil, o ‘Família que Acolhe (FQA)’, que desde 2013 já acompanhou mais de 27 mil gestações. Também visitaram o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Hospital da Criança, Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves e Abrigo Infantil.
As representantes visitaram, ainda, a Selvinha e o Mirante do Parque do Rio Branco. A agenda de visitas se encerra na tarde desta sexta-feira, 10, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) com uma reunião técnica sobre a plataforma Cidade Social.
De acordo com a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, as visitas são importantes para o fortalecimento da política pública da Primeira Infância desenvolvida na capital, pois permitem a troca de experiências.
“Para gente, como gestão municipal é motivo de muito orgulho! Ter essa troca de experiências, com um olhar de fora, reconhecendo a grandiosidade da nossa política pública para Primeira Infância reafirma o nosso compromisso em seguir investindo e incentivando o bom desenvolvimento das nossas crianças”, disse.
PERCEPÇÕES – A secretária municipal de Desenvolvimento Social e presidente interina do Instituto 20 de Maio, Adriana Aguiar elogiou as iniciativas da prefeitura, destacando o planejamento e cuidado com as pessoas. “Estou totalmente inspirada! Não só como gestora, mas também como cidadã, mãe e educadora. Boa Vista desenvolve políticas públicas para primeira infância de forma consistente, nos mostrando que é possível adaptá-las para nossa realidade”, contou.
Yrene Nakamura, presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Palmas também elogiou o trabalho desenvolvido na cidade. “Boa Vista sempre foi tida como referência na Primeira Infância e tecnologia. Desde que cheguei estou surpresa com o nível alcançado pelo município em relação ao desenvolvimento social da cidade. A ideia é replicar esse modelo de trabalho em Palmas”, explicou.
CAPITAL REFERÊNCIA – Boa Vista foi uma das primeiras capitais brasileiras a instituir um programa voltado, exclusivamente para o desenvolvimento da Primeira Infância, integrando serviços em diversas áreas da administração municipal. É uma política pública presente em todos os cantos da cidade, fazendo de BV uma referência para o Brasil e o mundo.
“A política pública da Primeira Infância de Boa Vista é referência nacional e internacional. Essa prática de receber pessoas de fora é constante. Ano passado tivemos várias visitas, inclusive uma delas contou com representantes de mais de 85 municípios do Brasil e isso para nós é muito gratificante”, explicou a secretária de Projetos Sociais, Andreia Neres.
Em maio do ano passado, a capital foi destaque ao promover o primeiro encontro da Rede Urban95 no Brasil, evento que contou com a participação de prefeitos, vices, técnicos e secretários de 24 cidades brasileiras. Na oportunidade, uma comitiva também visitou diversas iniciativas sociais e tecnológicas do município.