A Prefeitura de Boa Vista segue até o mês de junho, com uma ação itinerante oferecendo vários serviços gratuitos para a população da zona rural e comunidades indígenas do município. E nessa quarta-feira, 12, a ação que busca fortalecer a Campanha de Vacinação esteve na comunidade indígena São Marcos, que fica localizada no Baixo São Marcos, atendendo os moradores da região.
O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente e o Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste (DSEI-Leste), onde são aplicadas doses do calendário vacinal para todas as faixas etárias, além de outros serviços como a entrega de Suplementação de Vitamina A, pesagem do Bolsa Família e emissão do cartão do SUS. Além disso, a comunidade recebe palestra sobre educação ambiental e os cuidados com o meio ambiente.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, a ação já percorreu as comunidades: Campo Alegre, Vista Nova, Ilha, Vista Alegre, Lago Grande, Milho, Bom Jesus e Darora. Ela destaca que a meta é atender mais de 3.500 pessoas durante a campanha entre crianças, jovens, adultos e idosos.
“Estamos com várias ações itinerantes nas comunidades indígenas e zona rural do município de Boa Vista, com o objetivo de oferecer e proporcionar maior acesso ao serviço de saúde. A nossa intenção é conseguir vacinar o maior número de pessoas possíveis e além da imunização, estamos fazendo a passagem do Bolsa Família e a Suplementação da Vitamina A”, disse a secretária.
O tuxaua da comunidade indígena São Marcos, Cleidson Pereira, 44 anos, avalia como positivo o trabalho que a prefeitura vem fazendo nas comunidades indígenas de Boa Vista. “Todas as famílias da nossa comunidade aproveitaram para atualizar o cartão de vacina é só temos a agradecer por essa ação que a prefeitura está fazendo não apenas na nossa comunidade, mas de outras que se encontram no município e também na zona rural”, frisou.
A agente indígena de saúde Francimara Coelho, 36 anos, também é moradora da comunidade e agradece pela ação itinerante que vem acontecendo. “É de suma importância esse trabalho pois a comunidade que não tem como ir até a cidade está podendo atualizar seu cartão de vacina e muitos moradores que ainda não tinham o cartão do SUS, conseguiram emitir o documento durante essa ação. Ficamos muito felizes!”, ressaltou a agente indígena de saúde.
Balanço da campanha nas comunidades- Já foram aplicadas 2.816 doses de vacina, totalizando 1.494 pessoas imunizadas. Também foram entregues 183 suplementação de Vitamina A, além de 563 pesagens do Bolsa Família e a emissão de 359 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS).
Confira os próximos locais da campanha:
14/04/23 – Escola Municipal José David Feitosa Neto – P.A. Nova Amazônia
19/04/23 – Escola Municipal indígena Vicente André da Silva – Truarú da Cabeceira
26/04/23 – Escola Municipal Maria de Lourdes Dias Abreu – Passarão
03/05/23 – Escola Municipal Aureliano Soares da Silva – P. A Nova Amazônia – Truarú
10/05/23 – Escola Municipal Leila Maria da Silva – Santa Fé
17/05/23 – Escola Municipal Martins Pereira da Silva – Morcego
24/05/23 – Escola Municipal indígena Vovô Jandico da Silva – Serra da Moça
31/05/23 – Escola Municipal Indígena Francisco Gomes da Silva – Serra do Truarú
07/06/23 – Escola Municipal Balduino Wottrich – Monte Cristo
14/06/23 – Região do Bom Intento