O 23º Boa Vista Junina foi organizado para toda a família curtir as festividades desta época do ano, incluindo a criançada. Pensando nos pequenos, a prefeitura disponibilizou um espaço lúdico especial para que eles também possam aproveitar a festa.
Ao lado esquerdo da Feira de Artesanato e Gastronomia está localizado o Cantinho da Amamentação/Fraldário, um espaço onde as lactantes podem amamentar seus bebês confortavelmente e onde os pais podem trocar fraldas de crianças de colo com tranquilidade.
Logo em seguida tem o Espaço Lúdico, comandado pelo Programa Família que Acolhe (FQA). A psicóloga Jame Veras explicou que no local são oferecidas diversas atividades recreativas que estimulam a conexão entre pais e filhos.
“Cada cantinho foi pensado na família. Na parte da pescaria, por exemplo, os prêmios são bilhetes com frases como: dê um abraço no seu filho, diga te amo, entre outros gestos importantes a serem feitos com a criança. Também estimulamos eles a brincarem juntos, pintar, desenhar e montar brinquedos”, explicou.
A psicóloga ressaltou, ainda, que o espaço lúdico não é um local onde os pais ou responsáveis podem deixar as crianças para buscar depois. “Alertamos logo na entrada que a criança deve estar acompanhada. O pai ou responsável pode participar ou apenas observar, mas nunca deixar sob nossa responsabilidade”, pontuou.
SMEC – O espaço seguinte é o da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), onde a criançada pode se divertir com os brinquedos, entrar nas casinhas e se balançar nas gangorras. Também estão à disposição jogos de tabuleiro como xadrez e dama, espaço para fazer pinturas e desenhos em papel, além de pintura facial com temas variados.
As crianças que passaram pelo local na segunda noite de festa ainda tiveram a oportunidade de participar de duas oficinas. A primeira foi sobre musicalização, comandada por uma professora de artes, onde elas confeccionaram um chocalho e aprenderam sobre os sons produzidos pelo instrumento. A segunda oficina, coordenada por uma psicóloga, ensinou as crianças a lidarem com as emoções.
O operador de máquinas Edmilson dos Reis levou toda a família para curtir o arraial. Acompanhado da esposa e do filho adolescente, ele observou a filha, a pequena Micaele, de 8 anos, se divertindo no espaço lúdico.
“Achei uma ótima iniciativa, a prefeitura disponibilizar esse espaço para as crianças, tudo bem lúdico e criativo. A criança desenvolve habilidades com essas oficinas, corre, brinca, se diverte e aproveita a festa”, declarou.
SEMGES – Mais adiante, no mesmo ambiente, a Secretaria Municipal de Gestão Social disponibiliza um espaço com pintura facial e penteados com laços na temática junina.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO – Ao final do espaço destinado para as crianças está a barraca da Educação no Trânsito. Neste ambiente, as crianças aprendem sobre as leis de trânsito de forma lúdica, com jogos e atividades. Os pequenos ainda levam para casa uma revista sobre o tema para sensibilizar os pais.
COMBATE AO TRABALHO INFANTIL – O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da SEMGES, também está presente no Boa Vista Junina. A educadora social do Peti, Tatiane Medeiros ressaltou que antes mesmo do início do festejo, todos os ambulantes foram orientados sobre o trabalho infantil. “Durante todos os dias do evento, estamos passando por todos os ambientes reforçando essa orientação”, informou.
Com apoio da rede de proteção intersetorial e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), as equipes fazem rondas, identificando situações de trabalho infantil, orientando as famílias e, se for o caso, notificação ao Conselho Tutelar.