Todos os dias com notícias de Roraima

BV Junina 2023 – Cerca de 300 kg de materiais recicláveis são recolhidos em quatro dias de arraial

É tempo de festa junina e a alegria contagia o Maior Arraial da Amazônia! Mas não é só de danças, shows e quitutes deliciosos que se trata o Boa Vista Junina. Nessa edição, a Prefeitura de Boa Vista resolveu dar uma força a mais ao meio ambiente, sensibilizando a população sobre o descarte correto de resíduos recicláveis.

Em parceria com a Associação de Catadores Terra Viva e a Associação Global (AGEMARC), um sistema sustentável foi implementado. Até agora, durante as primeiras quatro noites de folia, a iniciativa já resultou na coleta de cerca de 300 kg de materiais recicláveis nos dois pontos de coleta disponíveis. Essa ação não apenas alegra os corações festeiros, mas também garante uma redução do impacto ambiental.

Além dos pontos de coleta, uma tenda foi montada para fornecer orientações sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que está em execução na capital. As equipes também estão realizando um trabalho de orientação junto aos barraqueiros e ambulantes, incentivando-os a se tornarem multiplicadores da coleta seletiva não apenas durante o evento, mas também em seu dia a dia.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos, enfatizou a importância dessa ação e mencionou que essa seria a primeira de muitas iniciativas que deveriam fazer parte dos grandes eventos da prefeitura. Cada ponto de coleta conta com a presença de dois catadores das associações, que fornecem informações sobre quais materiais devem ser descartados corretamente.

“É uma ação do Comitê Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Boa Vista. E o objetivo dessa ação é a gente levar para a população sensibilização, dando visibilidade ao processo de coleta seletiva. Essa ação é para que as pessoas entendam a importância do processo, a importância de separar o seu reciclável, de entregar em um ponto de coleta apropriado, e fazer a sua coleta seletiva”, disse Alexandre.

De acordo com a presidente da Associação Terra Viva, Charana Meire, a iniciativa da prefeitura vai além da quantidade de resíduos coletados, é uma questão de dar visibilidade ao trabalho dos envolvidos na coleta. “Além de ser ótimo para gente, serve para mostrar que nós existimos e sensibilizamos a comunidade a descartar corretamente os resíduos. Então tudo isso favorece o meio ambiente e o trabalho da gente, gerando renda para os coletores”, afirmou.

 

Jornalista Caíque Silva | Contato: 95-99121-2251 | E-mail: portalmacuxirr@gmail.com

Isso vai fechar em 5 segundos