Organizado pelo Governo Federal, o evento prossegue até a quinta-feira (13/2) e reúne na capital 3.110 prefeitos e 560 vice-prefeitos, de mais de 3.200 municípios. É visto como um indicador importante do fortalecimento da democracia no país. De Brasília, Arthur reforçou a importância de participar de eventos coordenados pelo Governo Federal, a fim de se buscar iniciativas que possam ser aplicadas na capital.
“Este encontro é uma grande oportunidade para aprofundarmos o conhecimento sobre os programas que o Governo Federal está apresentando, muitos dos quais já conhecemos. No entanto, mais do que isso, o mais valioso desses momentos é a troca de experiências com os demais prefeitos. O contato direto nos permite conhecer a realidade de outras cidades, compartilhar desafios e, principalmente, absorver soluções inovadoras e práticas bem-sucedidas que podem ser adaptadas à nossa realidade em Boa Vista”, disse Arthur.
O prefeito ainda destacou que Boa Vista tem particularidades a serem observadas cuidadosamente, diante de todo o cenário brasileiro. “Fomos uma das cidades que mais cresceram nos últimos anos, com um aumento populacional expressivo, além de enfrentarmos os desafios gerados pelo fluxo migratório da Venezuela, que impacta diretamente os serviços públicos. Por isso, estamos sempre atentos a estratégias que possam contribuir para tornar a gestão ainda mais eficiente”.
Durante o discurso acompanhado por boa parte dos 22.632 inscritos no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o presidente Lula frisou que as discussões jamais serão pautadas por aspectos ideológicos. Reforçou que o evento é uma grande chance para os gestores entenderem como podem aproveitar programas e iniciativas federais. Citou que os 38 ministros de seu governo estarão representados e acessíveis em estandes, palestras, qualificações e seminários.
“O que queremos é estabelecer com vocês uma relação altamente civilizada. Não haverá hipótese de que um banco como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNB, o Basa ou o BNDES deixe de atender os interesses de um governador, de uma cidade por questão ideológica”.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, registrou a importância do evento para fortalecer o conceito de pacto federativo. “Estamos aqui celebrando a Federação. A União, os Estados, os Municípios, os Poderes Executivo e Legislativo. Somos um país continental, onde o caminho é de fortalecer a Federação”.