Todos os dias com notícias de Roraima

URGENTE – Escândalo de corrupção na Sesau é destaque no Fantástico

A reportagem especial do Fantástico deste domingo, 18, repercutiu os escândalos de corrupção e superfaturamento envolvendo a Secretaria de Saúde de Roraima, na gestão do governador Antônio Denarium, e a MedTrauma, empresa responsável por cirurgias ortopédicas no estado, além de Mato Grosso e Acre.

Em Roraima, a reportagem destacou o caso de um paciente identificado por Sebastião, que sofreu acidente e precisou operar uma perna, contudo, as duas foram cirurgiadas dentro do Hospital Geral de Roraima. “Sebastião precisou colocar parafusos e fios de metal, mas os médicos operaram as duas pernas, inclusive a que estava boa”, frisou a reportagem.

De acordo com o paciente, os profissionais precisaram fazer outro procedimento para retirar os materiais da perna que não precisava de cirurgia. “Ele pegou a furadeira e enfiou e foi tirando. Fiquei tremendo mesmo com a anestesia. Suporte, ferro, foram tirando e jogando dentro do saco de lixo”, denunciou Sebastião.

Na tabela do SUS, conforme reportagem, os materiais usados na cirurgia de Sebastião custariam R$ 1.640, 20, mas a MedTrauma cobrou três vezes mais: R$ 4.921,14. Conforme apuração do Fantástico, a Controladoria Geral da União (CGU) descobriu superfaturamentos de até 2.324% em materiais fornecidos pela MedTrauma em Roraima.

O Fantástico ainda relembrou a operação da Polícia Federal que fez buscas na casa da secretária de saúde Cecília Lorenzon, que chegou a ser afastada do cargo pela justiça, mas esta semana a decisão foi revertida. Neste mesmo domingo, começou a circular na imprensa local que o governador teria efetivado novamente Cecília no cargo para comandar um dos maiores orçamentos de Roraima.

Assista reportagem completo do Fantástico:

https://g1.globo.com/fantastico/playlist/videos-veja-todas-as-reportagens-do-fantastico.ghtml#video-12366776-id

 

Jornalista Caíque Silva | Contato: 95-99121-2251 | E-mail: portalmacuxirr@gmail.com

Isso vai fechar em 5 segundos