Todos os dias com notícias de Roraima

Após cassações, Governo usa página oficial para fazer campanha

Em publicação ‘casada’ entre as redes oficiais do Governo de Roraima e a pessoal do governador Antônio Denairum, pode-se observar uma estratégia de marketing irregular com mensagens subliminares em tom de campanha eleitoral antecipada e ilícita por se tratar de um canal oficial de informação. Veja:

Na postagem do Governo de Roraima dessa terça-feira, 30, o gestor relembra a situação dos servidores públicos em 2018, quando houve a intervenção Federal para que o pagamento de quase quatro meses de salários atrasados fosse regularizado. No card, o governo afirma em letras garrafais: “EM RORAIMA O TRABALHO NÃO PARA E TEM QUE CONTINUAR”.

No mesmo dia, já nas redes pessoais do governador, também há uma publicação sobre o tema onde, no card, o marketing reforça que “Roraima está dando certo”, em visível apelo eleitoral. É uma tentativa do grupo governista de sensibilizar a Justiça quanto as três cassações determinadas pelo TRE-RR, além de visível campanha disfarçada de informação para que, em caso de eleições suplementares, o indicado do grupo tenha a empatia dos servidores públicos estaduais.

Nesses dois posts irregulares, que podem garantir mais um processo na Justiça, Denarium só esqueceu de citar a atuação do então senador Romero Jucá (MDB) em Brasília com o governo de Michel Temer (MDB), para que houvesse a intervenção Federal e a liberação de quase R$ 230 milhões.

Só após ter o dinheiro em caixa, com a articulação de Jucá, o interventor pôde regularizar os pagamentos atrasados dos servidores e o repasse do ICMS aos municípios. Assim, Denarium teve condições de começar o governo sem nenhum problema financeiro grave.

POSTAGEM IRREGULAR – A Constituição Federal proíbe a utilização de mecanismos publicitários da Administração Pública para promover a imagem ou enaltecer os próprios atos do agente público, ou mesmo de outro, acarretando conduta considerada ímproba (improbidade administrativa).

POSTURA CRIMINOSA – Durante as últimas eleições estaduais, vale lembrar, o marketing da campanha eleitoral de Denarium trabalhava com fake news, espalhando notícias inventadas em grupos de WhatsApp e o responsável, conhecido como Markinho Show, ainda se vangloriava e zombava da Justiça Eleitoral confessando publicamente a produção de vídeos criminosos.

Markinho chegou a afirmar que, mesmo a Justiça mandando retirar o conteúdo das plataformas, tais produções já haviam atingido o objetivo que era prejudicar seus adversários. Veja denúncia. Veja mais:

TERCEIRIZADOS ESQUECIDOS – Na mesma publicação sobre a regularização dos pagamentos atrasados, um seguidor cobrou o governador sobre a falta de pagamento dos salários de trabalhadores das empresas contratadas pelo Governo.

“E quer dizer que terceirizado que presta serviço de saúde não é servidor e nem pai ou mãe de família? Pode não ser servidor efetivo, mas é um servidor. Digo isso pois tenho um amigo que trabalhava de maqueiro terceirizado que essa semana mandei um pix para ele, pois está sem ter o que comer dentro de casa. Ele e os filhos por falta de pagamento da empresa que não recebeu do Estado”, escreveu.

Foto principal: Foto: Gabriel Cavalcante

Jornalista Caíque Silva | Contato: 95-99121-2251 | E-mail: portalmacuxirr@gmail.com

Isso vai fechar em 5 segundos