Todos os dias com notícias de Roraima

Denarium é cassado pela 3ª vez por torrar dinheiro do povo para se beneficiar

O governador e vice-governador de Roraima, Antônio Denarium e Edilson Damião, foram cassados nesta segunda-feira, 22, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR). Essa é a terceira cassação de Denarium por ter utilizado recursos públicos (dinheiro dos impostos pagos pelo povo) para comprar eleitores antes e durante o período eleitoral.

A relatora da Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), desembargadora Tânia Vasconcelos, pediu a cassação dos investigados e a inelegibilidade por oito anos apenas do governador, uma vez que o vice ainda era candidato em 2022. Ao defender o voto, a magistrada concluiu que o governo estadual empregou mais de R$ 90 milhões em recursos públicos para executar medidas eleitoreiras em benefício da reeleição do governador.

Ela exemplificou a execução do programa Cesta da Família, revestida de “gravidade jurídica suficiente para afetar o equilíbrio entre os candidatos” ao Governo de Roraima. Ela se referiu à ampliação do número de beneficiários, de 10 mil para 50 mil, com “vultuoso aporte financeiro” de R$ 11,6 milhões em 2022, mais que o dobro que os dois anos anteriores mais “deletérios” da pandemia da Covid-19.

Com informações – Folha de Boa Vista

Jornalista Caíque Silva | Contato: 95-99121-2251 | E-mail: portalmacuxirr@gmail.com

Isso vai fechar em 5 segundos