Satrijo Tanudjojo, CEO Global da Fundação Tanoto, entidade educacional com sede na Indonésia, elogiou o trabalho voltado à primeira infância desenvolvido em Boa Vista. Ele esteve na cidade junto com o representante da Fundação Bracell, Eduardo Queiroz, para conhecer iniciativas e equipamentos públicos com foco nas crianças.
Os dois cumpriram uma extensa agenda de visitas nessa quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, que incluiu a sede do ‘Família que Acolhe (FQA)’, Praça do Satélite, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Centenário, creches, unidades proinfância, Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), Selvinha do Parque do Rio Branco, Complexo Ayrton Senna, Centro de Autismo, dentre outros espaços.
Além disso, participaram de uma reunião no Palácio 9 de Julho junto a representantes do Comitê da Primeira Infância para conhecer o FQA de forma mais técnica e como funciona o ‘Cidade Social’. A plataforma foi desenvolvida para identificar, de forma efetiva, famílias em situação de vulnerabilidade social, permitindo a integração de dados de todas as áreas da prefeitura, como educação, saúde, finanças, dentre outros.
“Foi a oportunidade de oferecer para eles toda a experiência, pois além de visitarem as iniciativas in loco, também conheceram como funciona o cadastro, monitoramento das famílias e a função do Comitê da Primeira Infância, considerado essencial para o fortalecimento da política de primeira infância em Boa Vista”, explicou o secretário municipal de Planejamento e Finanças e presidente do comitê, Márcio Vinícius.
CAPITAL MODELO – Satrijo ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pela prefeitura. Ele também desenvolve um trabalho voltado à primeira infância na Ásia e afirmou ter aprendido muito com a experiência.
“Para mim foi um grande prazer visitar Boa Vista e saber que esse trabalho tem 10 anos de existência, é inspirador. Honestamente, nunca vi no Brasil uma educação de primeira infância tão bem estruturada. Só tenho que tirar o chapéu e parabenizar! Outras cidades devem copiar esse modelo”, afirmou.
Eduardo Queiroz também reforçou a qualidade do trabalho desenvolvido. “Vocês têm muito o que ensinar! Vêm inspirando outras cidades brasileiras e países graças a esse trabalho de excelência. Quero retornar mais vezes para mostrar para o mundo o que vocês estão fazendo aqui”, disse.