Os atendimentos no Hospital da Criança Santo Antônio (HSCA) serão reforçados por meio de Ações de Fortalecimento da Rede Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia, que marcou o início desta força-tarefa, foi promovida na manhã desta terça-feira, 11, no auditório do Palácio 9 de Julho.
O evento teve a participação virtual de diversos representantes do Governo Federal, dentre eles do diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), Nilton Pereira Jr, que elogiou a articulação da prefeitura junto ao Ministério da Saúde (MS).
“Não tenho dúvidas de que nesses 100 dias do novo governo, Arthur Henrique foi o prefeito que mais visitou o Ministério de Saúde para articular melhorias em Boa Vista. O mesmo vale para a secretária Rejane Matos. Esse apoio que daremos será fundamental para qualificar ainda mais o HCSA, que conforme percepção da própria ministra da Saúde, Nísia Andrade, em visita à cidade, já oferece qualidade em serviços, estrutura e profissionais”, explicou.
O prefeito Arthur Henrique destacou a importância deste apoio, visto que o HCSA é a única unidade pública infantil em Roraima, atendendo casos de todo o Estado, incluindo crianças indígenas e venezuelanas. “Os números de entrada de crianças no hospital têm aumentado muito e esse trabalho que começa hoje vem para melhorar o fluxo de atendimentos e tornar todo o processo mais eficiente”, disse.
SOBRE O APOIO – Esse apoio, que terá duração de nove meses, poderá ser prorrogado e consiste no início imediato de uma equipe de 33 profissionais composta por médicos especialistas, clínico geral, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes administrativos, farmacêuticos, diretor, coordenador e gerente, que atuarão no HCSA.
“A ideia é identificar os gargalos, dificuldades, pontos críticos e dar início a uma qualificação técnica. O SUS em Boa Vista está em boas mãos. Tenho certeza de que em breve teremos um sistema com maior cobertura e assistência na atenção primária, de urgência, emergência, hospitalar, domiciliar e em várias outras áreas de média e alta complexidade”, complementou Nilton.
A ação de fortalecimento da Rede Municipal do SUS em Boa Vista é composta por dois movimentos: envio de 19 profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi), além da doação de medicamentos equipamentos e insumos hospitalares à rede municipal de saúde.