Neste domingo, 2, a Prefeitura de Boa Vista promoveu ações de sensibilização em dois balneários de Boa Vista: Praia da Polar e Caçari. É o Projeto Praia Limpa, que após uma pausa de quase três anos devido à pandemia da Covid-19, voltou a levar conscientização aos banhistas sobre a importância da preservação das praias e do meio ambiente, promovendo mudança de hábitos em relação ao descarte de resíduos.
A ação contou com aproximadamente 60 colaboradores que abordaram mais de 100 banhistas e comerciantes. Foram realizadas ações de limpeza das praias e seus entornos, além de orientações aos banhistas e comerciantes sobre o descarte correto de resíduos e sobras de alimentos. No final foi feita a pesagem dos resíduos coletados e o resultado foi mais de 500kg de lixo retirados das praias.
Na entrada dos balneários, foram distribuídos recipientes de lixo para carro e sacolas para recolher lixo, além de pedir a colaboração dos frequentadores na manutenção da praia. A Defesa Civil Municipal também estava presente na ação orientando sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar ataques de piranhas como, por exemplo, evitar ficar imóvel na água e evitar jogar restos de alimentos na água, pois pode ser um dos fatores que atraem as piranhas para os locais.
“Conseguimos conversar com os banhistas, ambulantes e comerciantes das praias. Pedimos que todos contribuam com relação à sensibilização para que os banhistas não descartem lixo nas praias e não jogam comida nos rios. Ouvimos também os ambulantes, eles argumentaram que fazem o papel deles e a gente pediu parceria para fiscalizar”, declarou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Pereira Santos.
Alexandre ressaltou também, a relevância da parceria com diversas entidades para o sucesso da ação, além da importância do engajamento dos banhistas e comerciantes presentes nas praias. “Foi muito gratificante, pois contamos com parcerias que resultaram no recolhimento, nas duas praias, de meia tonelada de lixo. Na praia do Caçari foram 300 quilos e na praia da Polar um pouco mais de 200 quilos de resíduos”, acrescentou Alexandre.
Miguel Silva, proprietário de uma barraca de comidas e bebidas na praia da Polar, relata que sempre se preocupa com a limpeza do local. Ele destaca que a prefeitura disponibiliza os coletores para facilitar a retirada dos resíduos. E que a ação deste domingo ajuda na conscientização de todos.
“Nós fazemos a limpeza e também pedimos para os clientes trazer o lixo para a gente colocar nos coletores da prefeitura. Mas tem gente que não se preocupa, por isso a prefeitura está de parabéns em fazer este trabalho para conscientizar os banhistas”, observou.
Álcool e direção não combinam: E pensando também na segurança de quem frequenta esses espaços naturais de lazer, a Superintendência Municipal de Trânsito estava presente com a campanha educativa “Álcool Zero, Eu apoio”, com a proposta de orientar os banhistas sobre os perigos de combinar álcool e direção. Entregaram panfletos da campanha e utilizaram o Etilômetro descartável para os testes de alcoolemia.
Parceria – O Projeto Praia Limpa conta com o apoio de diversas entidades parceiras, como a Secretaria Municipal de Serviços Públicos – SMSP, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista – FETEC, Defesa Civil, Sanepav e Roraima 4×4 Jipe Clube.