Todos os dias com notícias de Roraima

Em reunião com secretário do Ministério da Saúde, Arthur explica importância do Hospital Infantil de Boa Vista

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), segue com extensa agenda em Brasília articulando parcerias para a capital. Na noite dessa terça-feira, 31, o prefeito esteve com o secretário de saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, e pôde detalhar a importância do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) para o Estado.

De acordo com Arthur, a unidade é a única de Roraima que atende crianças de todos os 14 municípios, além de países vizinhos e comunidades indígenas com serviços de alta e média complexidade. “Precisamos desse apoio do Governo Federal e deste olhar sobre a causa indígena para garantir não só a continuidade, como a ampliação dos nossos serviços”, escreveu Arthur em redes sociais.

Em outro post nas redes sociais, Arthur chegou a informou que, apenas em 2022, foram feitas mais de 6.500 internações de pacientes indígenas, muitos em estado grave de desnutrição ou com quadro de doenças infecciosas como malária, pneumonia, diarreias e anemia.

“A grande maioria destes pacientes, assim como muitos não indígenas, moram em áreas de outros municípios e isso sobrecarrega o nosso hospital municipal, que é o único especializado em saúde infantil em Roraima. Boa Vista não tem capacidade financeira para cuidar de todo o estado e as parcerias com o governo federal serão fundamentais.”, escreveu.

Durante as gestões da ex-prefeita Teresa Surita, os oito blocos do hospital foram totalmente reformados e modernizados. Também foi construída uma ala específica para atendimento a pacientes indígenas, respeitando a sua cultura e as necessidades, visando  garantir um atendimento humanizado.

Jornalista Caíque Silva | Contato: 95-99121-2251 | E-mail: portalmacuxirr@gmail.com

Isso vai fechar em 5 segundos