Em um só dia, 326 homens foram à Unidade Básica de Saúde Arminda Gomes, no bairro Jóquei Clube, para cuidar da saúde. Eles participaram da ação alusiva ao Novembro Azul, organizada pela UBS neste último sábado, 12.
“Estamos no mês da campanha mundial de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e duas empresas, com grande número de funcionários homens que não conseguem vir ao posto durante a semana, pediram o nosso apoio para atendê-los no fim de semana”, explicou a diretora da UBS, Shirley Tiago de Souza.
“A prefeitura sempre realiza esse tipo de ação de parceria com as empresas, e esse ano a adesão dos homens foi maior. Tivemos um aumento de procura de mais de 60%, comparado ao ano passado. Para atender a todos, tivemos apoio dos servidores que foram incansáveis para atender esse grande público em um único dia”, relatou.
Mais saúde – Os pacientes aproveitaram para cuidar da saúde como um todo, utilizando os serviços ofertados pela atenção básica do município. Gilberto Pereira da Silva, de 56 anos, atualizou o cartão de vacinas. “Todos os anos eu faço o exame para me prevenir do câncer de próstata, mas hoje aproveitei para me vacinar contra hepatite e covid-19”.
O pedreiro Antônio de Fátima Araújo da Silva, 59 anos, participou da ação pela primeira vez. “Como eu morava no interior, nunca tive oportunidade de cuidar da minha saúde como deveria. Com essa ação da prefeitura de Boa Vista, posso agora me prevenir contra o câncer de próstata e usufruir de outros serviços oferecidos aqui na UBS Arminda Gomes”, disse.
Números – Durante a ação, 326 homens receberam atendimento clínico. Desses, 246 fizeram testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C e 164 atualizaram o cartão de vacinas. Teve ainda 47 que receberam atendimento com nutricionista, 46 cuidaram da saúde bucal e 26 receberam atendimento psicológico. “Tivemos uma equipe grande de profissionais envolvidos nessa ação, além da parceria com a Faculdade Unama, para garantir o atendimento com qualidade para todos”, explicou Shirley.
Câncer de próstata – O câncer de próstata é uma doença silenciosa e inicialmente não apresenta sintomas. Na fase avançada, pode causar dores ao urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen. Quando descoberto, cerca de 95% dos tumores já estão em estágio avançando, sendo muito difícil de curar. Daí a importância dos exames de rotina a partir dos 45 anos.
Rene Paiva, 38 anos, começou cedo a cuidar da saúde. “Vi minha mãe morrer de câncer e não posso deixar de me prevenir. Somos homens e sim, temos que ir ao médico cuidar da nossa saúde porque senão pode ser tarde demais”. Ao longo do mês, em alusão ao Novembro Azul, outras UBSs da capital estarão realizando uma programação especial com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.