A aula desta quarta-feira, 26, foi diferente, emocionante e cheia de aprendizado para cerca de 60 alunos da Escola Municipal Newton Tavares. Através do projeto “Unindo Gerações: Valorização da Terceira Idade’, a criançada do 2º período E e do 4ª Ano A, saíram da sala de aula para um encontro especial com os idosos do Cabelos de Prata, na Praça da Bandeira.
O evento marcou o encerramento das atividades, que são desenvolvidas desde março deste ano pelas professoras Deumair Coelho e Anna Carolina Brito. O projeto destacou os benefícios de se promover um espaço saudável de convivência entre as gerações, possibilitando uma reflexão e conscientização sobre a importância da pessoa idosa, considerando seus saberes, vivências e direitos na sociedade.
“A ideia era unir as gerações dentro da escola e com aqueles que estão em casa, como pais e avós na terceira idade. Entendemos a importância de as gerações estarem o tempo todo se comunicando. Buscamos trazer isso para o contexto escolar, mostrando para a criança a importância de respeitar e valorizar o idoso. Afinal de contas, eles fazem parte da nossa história, da nossa educação e nada melhor que retribuir isso com muito amor e carinho”, disse a professora Anna Brito.
Foi neste momento de integração que a criançada fez um alongamento, entregaram cartinhas expressando carinho e respeito com a terceira idade. Participaram da dinâmica do passa-anel, uma brincadeira antiga que vem se perpetuando por gerações. No momento da conversa, cada criança escolheu um idoso para fazer uma pergunta. Teve declarações e lanche compartilhado entre eles.
Para a aluna Melina Pinheiro, do 4º Ano, foi uma manhã especial. “O projeto fez a gente entender e respeitar a história dos idosos. Fizemos cartinhas demonstrando esse carinho que temos por eles”, disse.
Integrante do Cabelos de Prata há cinco anos, o senhor Enoque Teixeira, de 77 anos, estava na praça empolgado com este encontro de gerações. “Nessa interação com as crianças, um está aprendendo com o outro. Muito bom está na praça com uma turma de crianças de várias idades, é uma energia boa que só nos dá alegria e vitalidade”, declarou.
Foi através deste projeto, que a criançada também vivenciou a rotina dos idosos, resgataram histórias da comunidade e de suas famílias, conheceram o Estatuto do Idoso, aprenderam a fazer as receitas da “vó”. Além disso, escreveram cartinhas de gratidão e entregaram para as servidoras idosas da escola, para seus familiares e para os integrantes do projeto Cabelos de Prata.