A agricultura de Boa Vista também é uma atividade econômica forte. E a Prefeitura de Boa Vista incentiva a produção tanto nas comunidades indígenas como na região rural da cidade.
Com o Programa Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio, criado pela ex- prefeita Teresa Surita, a agricultura em Boa Vista ganhou atenção especial. Dessa forma, os pequenos produtores têm a assistência técnica, os insumos, além de equipamentos que ajudam na produção.
Hoje, o PMDA atende a 500 famílias da capital. Desde que foi criado em 2018, o programa movimentou R$ 5 milhões em apoio ao agricultor. E como resultado, gerou o cultivo de dois mil hectares de diferentes produtos.
E são pessoas como o casal de idosos José Correia e a Nazilda Paz. Eles têm uma área na região do Água Boa, onde plantam frutas, verduras e legumes.
Além do apoio técnico da Prefeitura, o casal também vende a sua produção para a merenda escolar. “Eu planto a macaxeira, a abóbora, o mamão, o açaí, a melancia e o tomate. Ou seja, a gente planta tudo o que se come”, disse o agricultor José.
E foi a esposa, Nazilda Paz, que fez a parceria com a Prefeitura. Ela era a presidente de uma Associação e tinha uma safra de melancia. No entanto, não conseguiu vender tudo.
“A moça da Prefeitura me convidou para o Programa de Aquisição de Alimentos, da merenda das escolas. Então, eu aceitei na hora e ali mesmo vendi todas as minhas melancias. Agora sempre trabalhamos com a Prefeitura”.
Agricultura em Boa Vista tem recursos de Romero Jucá
Boa Vista faz parte do PAA graças ao apoio de Romero Jucá. Em 2018, ele liberou cerca de R$ 3 milhões para que todos os municípios de Roraima fizessem a compra direta dos produtores.
Em Boa Vista, o PAA atendeu famílias de baixa renda, bem como as que fazem parte do programa Família que Acolhe. Conforme Romero Jucá, 62 produtores venderam os alimentos.
E a Prefeitura doou os produtos para 12 entidades sociais. “Assim, a gente incentiva a agricultura e garante a renda dos nossos produtores. Além disso, melhoramos a alimentação de quem mais precisa”.
Mais Tratores e Equipamentos
Além de ajudar com o PAA, Romero Jucá também trouxe os recursos para a Prefeitura comprar as máquinas. Esses itens ajudam a organizar as propriedades e as áreas de plantio.
Assim, a Prefeitura comprou uma patrulha mecanizada. Ou seja, são as máquinas amarelas que servem para raspar as estradas, escavar e abrir as novas áreas.
Da mesma forma, a Prefeitura comprou os novos tratores, ainda mais modernos. E eles ficam à disposição das Associações que fazem parte do PMDA.
De acordo com o secretário municipal de agricultura, Guilherme Adjuto, os tratores ajudam a cuidar da plantação. “Os novos tratores são de última geração e com tecnologia de ponta. Eles têm o piloto automático e o GPS. Além disso, com os tratores, recebemos também a grade aradora, a plantadeira e outros acessórios”.
Asfalto em estradas vicinais de Boa Vista
Outra ação que tem apoio de Romero Jucá é a recuperação das estradas vicinais de Boa Vista. Com os recursos que ele trouxe, a Prefeitura asfaltou as vicinais 1, 2, 3, 4 e 7 do P. A. Nova Amazônia.
Romero Jucá conseguiu os recursos para o asfalto na estrada do Bom Intento. Portanto, a obra vai atender cerca de 450 famílias da região.