A prefeita Teresa Surita entregou nesta terça-feira, 22, uma nova creche em Boa Vista, a Proinfância Lídia Coelho Tavares, localizada no bairro Jóquei Clube. Essa é a 39ª entregue durante a atual gestão, com capacidade para atender 360 crianças do maternal à pré-escola.
“Construímos 25 creches nesses últimos oito anos, um total de 40 escolas novas, reformamos outras 52, um investimento não só na questão física dos locais, mas também na capacitação dos professores, no Saber Igual, que é um ensino direcionado, igual para todas as escolas, em tantas ações que nós fizemos. Eu saio muito feliz de ver a transformação e o resultado que conseguimos”, destacou a prefeita Teresa.
A nova creche possui uma estrutura moderna com quatro blocos – administrativo, pedagógico, de serviços e o pátio: 8 salas de aula, sala multiuso, salas administrativas, cozinha e refeitório amplo, pátio coberto para recreações, banheiros infantis e adultos, rampas com acessibilidade e piso tátil.
“A nossa gestão sempre foi voltada durante esses oito anos para a educação e com foco na primeira infância. Então com todos os conhecimentos da importância da primeira infância na vida de uma pessoa. Nós reestruturamos todas as escolas, desde as creches, até o ensino fundamental, para que a gente possa ter um resultado maior no estímulo cerebral das crianças nessa fase da vida e o resultado realmente é incrível”, frisou a prefeita.
Ela destacou ainda que mesmo com todas as dificuldades que Boa Vista passou nos últimos anos, como a imigração e a pandemia, a educação do município se destacou como a quinta melhor do Brasil. “É justamente por essa transformação que a educação tem passado e ficamos muito feliz com esse resultado”, garantiu.
Jakeline Lima Mota, mãe da aluna Valentina Mota, de 4 anos, disse que a estrutura moderna e a qualidade do ensino oferecido fazeram toda diferença no início da vida escolar da filha.
“Ela não teve nenhuma dificuldade de ficar na escola a primeira vez, pela preparação dos profissionais que são muito competentes. A qualidade da merenda, uniforme, o tênis, eu só tenho a agradecer mesmo”, disse.
Mais investimentos na Educação – Hoje, Boa Vista conta com 126 unidades de ensino. Em sete anos, foram entregues 91 unidades de ensino, sendo: 39 escolas e creches novas e outras 52 reformadas ou reconstruídas. Em 2012 foram 27,4 mil matriculados, em 2020, 44 mil matriculados, o que representa um aumento de 60% nas vagas.
Gestão 2017/2020: Em quatro anos prefeitura inaugurou 19 escolas municipais, criando 7 mil vagas em Boa Vista.
Lídia Coelho Tavares – Lídia Coelho Tavares nasceu em Boa Vista, em 21 de outubro de 1942. Seu bisavô, José Francisco Coelho, foi o primeiro intendente do então território do Rio Branco. Casou-se com Newton Tavares, uma união que durou 51 anos. Teve dois filhos. Graduou-se em letras pela Universidade Federal de Santa Maria (extensão em Roraima).
Foi professora, gestora escolar, secretária de Educação de Boa Vista na gestão da prefeita Teresa Surita nos anos 1990, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi por 25 anos e membro dos conselhos do Sebrae, IFRR, Senai, Sesi e Fier. Deixou sua marca em tudo que fez, pelo amor que dedicou à família, pela dedicação que demonstrou ao trabalho, pela compaixão que sempre manifestou pelo próximo.