A prefeita Teresa Surita entregou nessa quinta-feira, 8, a pista de atletismo Rodrigo de Souza da Silva, localizada na Vila Olímpica Roberto Marinho. Reformada e ampliada, a nova estrutura tem piso emborrachado e é a única pista com esse padrão em Roraima, atendendo todas as especificações técnicas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).
Com oito raias e uma área total é de 4.423,62 m² de piso emborrachado, a pista conta ainda com uma arquibancada com capacidade para receber 1.200 pessoas, além de vestiários e banheiros. No local foram feitas ainda a adequação e remarcação das dimensões das raias e do escalonamento.
A pista de salto triplo recebeu os mesmos serviços de retirada do piso existente e recapeamento com piso sintético em uma área de 193,97m2. O alambrado da pista e a cadeira de arbitragem também foram reformados.
Atendendo as recomendações da Confederação Brasileira de Atletismo, a nova pista será de uso exclusivo para o treinamento de atletas e paratletas de alto rendimento. Serão beneficiados mais de 80 atletas de alto rendimento, todos cadastrados junto à Federação Roraimense de Atletismo e na Vila Olímpica.
A pista também vai atender os atletas de salto em altura, em distância e triplo, lançamento de dardo, de martelo e de disco e de arremesso de peso. “Temos um movimento enorme na Vila, são mais de 1.200 pessoas que passam todos os dias por aqui. E hoje, com a entrega da pista totalmente recuperada, estamos garantindo um local apropriado para os atletas treinarem, assim estarão preparados para competir em qualquer lugar do país”, disse a prefeita Teresa Surita.
O atleta Deyvisson Deluan, 23 anos, pratica atletismo desde 2013 na Vila Olímpica. O jovem destacou que a nova pista é um presente para os atletas que comemoram nesta sexta-feira, 9, o Dia do Atletismo. “A nova pista vai contribuir bastante para grandes resultados, vai somar principalmente na qualidade dos treinos. O essencial para um atleta de atletismo é a pista e hoje, sem dúvida, estamos realizando um sonho”, comentou.
“A reinauguração da pista, comparando com as existentes no país, não deixa a desejar, é um marco para o nosso estado. O atletismo de alto rendimento passa a viver uma etapa muito importante, para nós, mais um desafio em fazer valer esse investimento e aumentar o número de praticantes de todas as idades”, destacou o presidente da Federação de Atletismo de Roraima, Carmono da Silva.
Outras obras – Estão sendo construídas na Vila Olímpica cinco quadras de futebol society, todas cobertas. E para garantir o conforto dos atletas da zona Oeste, três quadras poliesportivas e o Ginásio Romerão estão passando por reforma geral.
Homenageado – A nova pista de atletismo da Vila Olímpica recebeu o nome de Rodrigo de Souza da Silva. Rodrigo nasceu no Rio Grande do Sul e em 2012 mudou-se para Roraima com a esposa Juliana e a filha Valentina. Em outubro de 2014, ele ingressou na Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fetec, e estava como coordenador da Vila Olímpica. Ele e a esposa também cuidavam da empresa “Guzatto Massas Caseiras”. Rodrigo faleceu em 26 de setembro vítima de um trágico acidente de trânsito.