A rede varejista Carrefour recuou do embate travado com o mercado pecuarista brasileiro e se desculpou, reconhecendo, em nota, a qualidade da carne produzida no país. Depois de causar, há uma semana, crise comercial e política ao criticar publicamente a qualidade da carne produzida no País e no Mercosul, a empresa passou a sofrer boicote no fornecimento pelo setor pecuarista brasileiro. Houve reações contundentes por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Fávaro, e do Congresso Nacional.
Nesta terça-feira (26/11), a empresa acabou voltando atrás: publicou comunicado oficial e enviou carta ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se retratando e fazendo um movimento para voltar a adquirir e vender os produtos da pecuária brasileira. A ação foi classificada pelo Carrefour como reconhecimento da “responsabilidade de apaziguar” as “divergências” que o suas manifestações sobre a carne do Mercosul causaram.
“Melhor do que ninguém, conhecemos os padrões que a carne brasileira atende e sua ótima qualidade e sabor. Continuaremos a promover os setores agrícolas brasileiros como fazemos no Brasil há quase 50 anos”, diz a carta. O texto afirma ainda que o grupo não opôs a agricultura francesa à agricultura brasileira. “Nossos dois países de origem, nossos dois corações tendo em comum o amor à terra, a sua cultura e a boa comida.”
O Ministério da Agricultura e Pecuária informa ter recebido formalmente a carta assinada pelo diretor-presidente do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard.
“Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpa”, diz trecho do documento.
Confira nota do Ministério da Agricultura
Com um sistema de rigoroso de defesa agropecuária, que posiciona o Brasil como o principal exportador de carne de aves e bovina do mundo, o Mapa reitera os elevados padrões de qualidade, sanidade e sustentabilidade da produção agropecuária brasileira.
Assim, o Mapa enaltece o trabalho desempenhado pelo setor, a gestão ativa das associações e seus associados na defesa de uma produção de excelência que chega às mesas de consumidores em mais de 160 países do mundo.
As boas relações diplomáticas conquistadas pelo governo brasileiro fazem com que, somente nos últimos dois anos, 281 novos mercados se somassem ao extenso portifólio dos produtos agropecuários brasileiros.
Por isso, o Mapa afirma que trabalha sempre no intuito de esclarecer os fatos para não permitir que declarações equivocadas coloquem em dúvida um trabalho de defesa agropecuária de alto nível e de uma produção de alta qualidade e comprometida com uma das legislações ambientais mais rigorosas do planeta.