A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), cobrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que inclua em pauta e julgue os processos contra o governador Antônio Denarium (PP) que estão engavetados há meses, sem data para resolução.
Após a quarta cassação do governador pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por ilícitos eleitorais, envolvendo compra de votos e abuso de poder econômico antes e durante as eleições de 2022, Denarium se tornou o governador que mais vezes já foi cassado no Brasil.
Teresa, em redes sociais, repercutiu ainda as declarações que o governador teria dado de que “Em Brasília nada vai acontecer, pq está tudo resolvido”, “Eles garantiram pra mim”. À Rádio Folha, durante entrevista, o governador chegou a afirmar que um advogado teria lhe garantido êxito em seus processos no TSE.
“Com provas contundentes, sem questionamentos, o TRE-RR enfrentou toda pressão e com total transparência confirmou pela 4º vez a cassação do Governador de Roraima e seu vice por abuso de poder econômico, compra de votos, e desvios. Crimes cometidos durante a eleição de 2022. Por quatro vezes! Não creio que este fato já tenha ocorrido na história”, escreveu Teresa.
Ainda conforme Teresa, o governador permanece no cargo em cima de recursos à Corte Superior. “O @tsejus não julga os processos parados desde agosto/2024, em meio ao julgamento, estranhamente, foi tirado de pauta, sendo que neste período, vários processos semelhantes foram julgados. Pq? “, questionou a política.
Indignada, Teresa ainda indaga o TSE sobre os motivos para o atraso e a retirada, surpresa e sem justificativa, do processo que estava previsto para ser julgado. “Qual o motivo por esse atraso nos julgamentos das ações? Depois de quatro cassações, o que impede o julgamento no TSE? O que o governador quer dizer com “em Brasília nada vai acontecer, pq tudo está resolvido e já me garantiram, isso?”, finalizou.
O Portal MacuxiRR encaminhou demanda ao e-mail do TSE, da presidência da Casa e da ministra responsável pelo processo do governador, Isabel Gallotti. À instituição, foi questionado sobre os motivos do engavetamento dos processos, sua retirada abrupta da pauta de julgamento horas antes de da seção iniciar e se há alguma força externa trabalhando para que esse processo continue engavetado. Até o momento do fechamento da matéria não houve retorno.
Veja a declaração completa de Teresa:
Com provas contundentes, sem questionamentos, o TRE-RR enfrentou toda pressão e com total transparência confirmou pela 4º vez a cassação do Governador de Roraima e seu vice por abuso de poder econômico, compra de votos, e desvios. Crimes cometidos durante a eleição de 2022. Por quatro vezes! Não creio que este fato já tenha ocorrido na história.
Mas, apesar da decisão por quatro vezes, eles continuam (por incrível que pareça) no cargo, enquanto recorrem para a corte superior em Brasília.
O @tsejus não julga os processos parados desde agosto/2024, em meio ao julgamento, estranhamente, foi tirado de pauta, sendo que neste período, vários processos semelhantes foram julgados. Pq?
Eu lamento! Lamento o atraso que isso representa para quem vive em Roraima, lamento viver a expectativa frustrada em acreditar que a justiça existe em cortes mais altas, além da nossa digna corte TRE/RR e que essa certeza, dita em entrevistas pelo governador, que “Em a Brasília nada vai acontecer, pq está tudo resolvido”, “Eles garantiram pra mim”, não aconteça, porque acredito na justiça.
Me pergunto: até quando Roraima sofrerá as consequências dessa má gestão, repleta de corrupção? Até quando os prejuízos para o nosso desenvolvimento vão continuar acontecendo? Até quando bebês continuarão morrendo e jovens continuarão sem escolas por consequência dos crimes cometidos pela eleição roubada? Até quando essa corrupção desenfreada no governo vai continuar e até quando temos que aguentar?
Enquanto sofremos todas essas consequências, esperamos que a sabedoria, integridade, respeito do @tsejus em Brasília, aconteça o mais rápido possível com o julgamento pautado.
Qual o motivo por esse atraso nos julgamentos das ações? Depois de quatro cassações, o que impede o julgamento no TSE? O que o governador quer dizer com “em Brasília nada vai acontecer, pq tudo está resolvido e já me garantiram, isso?”
Julga @tsejus! Julga!