Todos os dias com notícias de Roraima

PATRULHA DA CHUVA – Equipes da prefeitura reforçam serviços de limpeza para garantir eficiência do sistema de drenagem em Boa Vista

Além do investimento em obras de infraestrutura, existe um serviço feito pela Prefeitura de Boa Vista que faz toda diferença no período chuvoso. É executado pela Patrulha da Chuva e imprescindível para garantir a eficácia do sistema de drenagem. Após a chuva da madrugada desta terça-feira, 30, as equipes percorreram vários bairros da cidade limpando os pontos de escoamento.

O trabalho consiste em fazer a retirada de mato, lixo, areia ou quaisquer resíduos que estejam atrapalhando a passagem da água. São materiais que, quando arrastados para o sistema de drenagem, ficam presos na tubulações e impedem que a água siga para as galerias, provocando a demora no escoamento e, consequentemente, os alagamentos.

Embora ocorra o ano inteiro, as ações acontecem de forma mais intensa, quando chega a temporada de chuvas. “Além de reforçar a limpeza nos pontos que nós já temos mapeados, nesta época, nós ampliamos o número de equipes para atender também demandas emergenciais”, ressaltou o secretário de Serviços Públicos, Daniel Lima.

Descarte irregular de lixo prejudica o escoamento do sistema de drenagem

Somente no mês de abril, mais de 500 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas em valas e canais de escoamento. Para mudar essa realidade, é necessária também a mudança de hábitos da população, pois o descarte irregular de lixo é um dos fatores que atrapalha o sistema de drenagem de operar de forma eficiente.

De acordo com o fiscal da equipe da Patrulha da Chuva, Fábio Atham, apesar de cumprirem rigorosamente a programação de limpeza, em pouco tempo é necessário fazer novamente o serviço nos bairros. “Terminamos a limpeza do Cauamé no mês passado e já encontramos sacolas plásticas, embalagem de alimentos e garrafas nas bocas de lobo. Estamos refazendo o trabalho, para não prejudicar os moradores” disse.

População pode colaborar com a limpeza da cidade

Todos os bairros são atendidos com a coleta de lixo doméstico três vezes por semana e um mutirão com capina, remoção de entulhos e galhadas a cada quatro meses. Além disso, ocorre a limpeza de bocas de lobo, valas e canais, mas a população precisa cumprir suas responsabilidades com relação ao descarte correto de todos os resíduos produzidos em casa.

É importante lembrar que o lixo doméstico deve ser acomodado em caixas ou sacolas e depositados nas lixeiras fora de casa somente nos dias de coleta. Em caso de resíduos de poda de árvores, capina, entulhos e restos de obras é necessário solicitar o recolhimento por meio de empresas credenciadas ou agendamento no site da Prefeitura, mediante pagamento, para que sejam removidos e descartados de maneira correta.

Jornalista Caíque Silva | Contato: 95-99121-2251 | E-mail: portalmacuxirr@gmail.com

Isso vai fechar em 5 segundos