Todos os dias com notícias de Roraima

“Movimento Nacional pela Vacinação nas Escolas” avança em Boa Vista

Instituições de ensino de Boa Vista têm sido palco do “Movimento Nacional pela Vacinação nas Escolas” desde a segunda-feira, 22. Após o município aderir à ação, profissionais de saúde imunizam crianças e adolescentes com idade entre 2 meses e 15 anos em ambiente escolar e com autorização assinada pelos pais e responsáveis.

Durante o movimento, serão oferecidos os seguintes imunobiológicos: Penta, Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV, Meningocócica e Poliomielite Inativada e Oral. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, a participação efetiva das famílias é indispensável para garantir que o público infantil receba todas as doses de vacina.

“É importante que pais e responsáveis estejam atentos à mochila do filho, onde enviamos a autorização de vacinação para assinarem. A parceria entre família, escola e saúde é muito importante para a gente conseguir o objetivo comum que é garantir um crescimento saudável das crianças”, disse.

Imunização nas escolas

Estudante da Escola Municipal Newton Tavares, Anthony Marin, 8 anos, levou a autorização assinada pelos pais, a caderneta de vacina e cartão de SUS para garantir a imunização na instituição de ensino. “Já tomei vacina muitas vezes e só dói um pouquinho. Sei que é para o meu bem e crescer saudável”, contou.

Para garantir uma vacinação humanizada das crianças, os profissionais deixam o espaço mais lúdico, com entrega de certificados de coragem, adesivo colado no peito das crianças, além da presença do Zé Gotinha e Maria Gotinha. Asafe Paixão, 7 anos, também está entre as crianças imunizadas. “Estou tranquilo porque sei que é importante para minha saúde”, declarou.

Vacina contra HPV

Em nova recomendação, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária do público que deve tomar a vacina contra o HPV (sigla em inglês para “Papilomavírus Humano”) para meninos e meninas com idade até os 19 anos. Profissionais de Boa Vista farão busca ativa para imunizar os jovens que ainda não tenham nenhuma dose do imunobiológico contra o HPV.

Jornalista Caíque Silva | Contato: 95-99121-2251 | E-mail: portalmacuxirr@gmail.com

Isso vai fechar em 5 segundos